top of page

Qualidade nos Bairros



Anunciada pelo prefeito Rafael Greca em meio às festividades pelos 330 anos da Capital paranaense, nova etapa do programa “Asfalto Novo”, tocado desde seu início pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, capitaneada pelo secretário Rodrigo Araujo Rodrigues, é mais um desdobramento de um esforço ambicioso e sem precedentes históricos na recuperação do viário da Cidade.


Dentre as mais imediatas – e perenes – percepções de ação efetiva da gestão pública, talvez mais até que a “zeladoria” dos espaços públicos, a qualidade de rodagem pelas ruas de uma cidade tem um impacto profundo na vida diária de uma grande parcela de habitantes que se deslocam no espaço urbano. Seja sobre os pneus das bicicletas, dos ônibus, dos carros, ou até mesmo sobre as solas de sapatos e tênis, cruzando uma faixa de pedestres, cruzar uma rua com o pavimento em boas condições, é um sinal incontestável de um olhar preocupado com o bem-estar. Certamente com base em premissas como essas, desde 2017, Curitiba vem experimentando uma completa renovação de seu viário. Inicialmente, em pontos estratégicos como acessos a Unidades de Saúde, Escolas, Creches, hospitais interligações entre bairros e ruas que integram rotas de itinerário de transporte coletivo, a programação que contabilizava 1693 diferentes intervenções neste sentido, em

1443 ruas com extensão superior a 825 Km de recuperação do pavimento, ganhou novo impulso com o segundo termo da administração Greca, que declarou durante a cerimônia de lançamento da segunda etapa, que adicionará mais 120 km de asfalto novo: “Quero terminar este ano com mais de 900 km de pavimento e finalizar a gestão com 1000 km, porque queremos que a cidade seja bem servida para seu povo”. No total serão 222 ruas que passarão por intervenções, nos 49 bairros das dez administrações regionais, de acordo com informações oficiais, dentro de um investimento de R$ 160 milhões e que gerará perto de 1 mil empregos diretos e indiretos. Ainda, segundo a administração “São duas etapas de obras com 234 trechos de vias contempladas com as melhorias (em algumas ruas há mais de um trecho de obras). Na primeira etapa, já em andamento, são 60 km de asfalto novo em 110 ruas de 40 bairros. Na segunda etapa, cujas obras estão em processo de licitação, serão mais 60 km, em 118 ruas, de 34 bairros”.


Maior e melhor, graças à tecnologia


O grande alcance da etapa deflagrada pela prefeitura, se deve em boa monta à adoção de uma técnica que tem obtido sucesso tanto em vias de alto padrão de exigência e carga em situações rodoviárias e urbanas, quanto em recomposições de pavimentação tecnicamente menos exigentes: a reciclagem do material preexistente. Feita em proporções variáveis, que podem chegar a 50% ou mais, a reciclagem, além de agilidade, traz mais economicidade ao utilizar um material nobre e já disponível no site da obra, um expediente também utilizado em ruas com asfaltamento primário, para melhorar a qualidade da nova pavimentação. Com isso, torna-se possível aproveitar esse material para ampliar a cobertura do programa de pavimentação, contemplando um número maior de localidades, mantendo um bom nível de qualidade. O avanço, quadra a quadra, diariamente tem avançado dentro de um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, apenas sofrendo interferências por conta das pesadas chuvas que têm ocorrido neste primeiro quartil do ano na região Sul. “São obras relativamente rápidas, que ocasionam um contratempo momentâneo, principalmente no trânsito, mas que promovem benefícios duradouros. Nos próximos meses é importante que os motoristas fiquem atentos às sinalizações, pois teremos equipes trabalhando por toda a cidade”, avisa o secretário Rodrigo Araujo Rodrigues.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page